O que é aprendizado de máquina supervisionado, não supervisionado e por reforço?

A inteligência artificial é um termo guarda-chuva que abrange uma ampla variedade de subcampos que compartilham o objetivo de permitir que as máquinas executem tarefas que exigem uso da inteligência humana. Um desses subcampos é o do aprendizado de máquina ou machine learning.

O Aprendizado de máquina é a ciência que permite programar computadores de forma que eles possam aprender com os dados, em outras palavras, damos a um computador uma certa quantidade de exemplos e ele aprende a reconhecer padrões e fazer previsões por conta própria. 

Existem muitos tipos de sistemas que ajudam a classificar o aprendizado de máquina em categorias amplas e um deles se baseia no critério de serem ou não treinados com supervisão humana e são divididos em: aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado e aprendizado por reforço. Mas o que cada um desses tipos de aprendizado de máquina significa?

Aprendizado de máquina supervisionado

O aprendizado supervisionado é aquele em que o conjunto de treinamento que fornecemos ao modelo inclui as etiquetas que descrevem a classe ou categoria a qual cada exemplo pertence. Isso significa que cada exemplo de entrada em nossa base de dados é associado a uma saída desejada. Para exemplificar, vamos citar Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Durante o filme, os professores ensinam aos alunos feitiços e magias específicas. Fazendo o paralelo com o aprendizado supervisionado, as habilidades que os professores ensinam aos alunos são como os dados rotulados. Os alunos agem como um modelo em que aprendem a mapear as entradas para as saídas corretas ao conjurar feitiços corretamente.

Além disso, eles recebem feedback sobre sua execução de feitiços que é usado para ajustar o modelo e melhorar seu desempenho, ou nesse caso, a execução de feitiços.

Ron e Hermione treinando o feitiço Leviosa

Harry Potter. - Aprendizado de Máquina
Fonte: Google Images
Aprendizado de máquina não supervisionado

Por outro lado, no aprendizado não supervisionado os dados de treinamento não são rotulados e o sistema tenta aprender sem um professor. O objetivo é que o algoritmo identifique padrões e estruturas nos dados por conta própria. 

Indo para o mundo das séries, podemos usar como exemplo o episódio “Be Right Back” da série Black Mirror, em que a personagem principal, Martha, usa um programa de inteligência artificial para criar uma versão digital do seu falecido namorado, Ash.

Nesse contexto, o programa recebeu mensagens de texto, e-mails e várias outras informações online disponíveis sem nenhuma classificação e a partir da análise desses dados aprendeu padrões suficientes para replicar o comportamento do namorado de Martha.

Martha interage com uma recriação sintética de seu falecido namorado Ash

Blackmirror- Aprendizado de Máquina
Fonte: Google Images
Aprendizado de máquina por reforço

Por fim, o aprendizado por reforço é uma técnica bem diferente em que o sistema de aprendizado tem a capacidade de assistir o ambiente, selecionar e executar ações e obter recompensas ou penalidades em troca. Ele deve aprender sozinho qual é a melhor estratégia para obter o maior número de recompensas ao longo do tempo.

Um bom exemplo do mundo real é o programa AlphaGo da DeepMind que em maio de 2017 venceu o campeão mundial Ke Jie no jogo Go na primeira partida de uma melhor de três. Ele aprendeu sua política de vitória analisando milhões de jogos e depois jogando muitos jogos contra si mesmo.

Ke Jie vs AlphaGo disputando uma partida do jogo chinês Go 

Google Deep Mind - Aprendizado de Máquina
Fonte: Google Images

Qual dessas técnicas devo usar? Depende! Cada tipo de aprendizado tem suas próprias aplicações e a escolha irá depender das necessidades e objetivos específicos de cada projeto. Aqui na Hop AI, por exemplo, estamos aptos e somos especialistas em trabalhar com todas as abordagens para atender as necessidades dos dos nossos clientes. Quer saber mais como ajudamos os nossos clientes? Acesso nossa página sobre a nossa oferta de como escalar IA dentro das organizações (Nossos Serviços) e entre em contato se tiver interesse de iniciar essa jornada!

Fale com a Hop AI

Deixe seu contato e conte com nossa expertise para tornar IA uma realidade no seu negócio.

    Postagens recentes