Quando se fala em inteligência artificial, uma das preocupações que surge é a respeito do impacto que essa tecnologia terá no trabalho das pessoas. Pesquisas apontam para previsões diversas indicando baixo ou alto risco de substituições dos postos de trabalho.
Um dos estudos mais conhecido foi realizado por Carl Frey e Michael Osbourne, em 2013, e previa que quase 50% dos empregos nos EUA seriam passíveis de substituição por máquinas, enquanto que para o estudo realizado pelos pesquisadores Melanie Arntz, Terry Gregory e Ulrich Zierahn (2016), esse valor seria de 9%.
Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), é mais provável que a maioria dos empregos seja complementada pelas ferramentas de inteligência artificial mais do que substituída e acredita-se que o maior impacto seja mudanças potenciais na qualidade dos postos de trabalho.
Ainda nessa linha, a Goldman Sachs (2023) emitiu o relatório sobre os efeitos da IA no crescimento econômico onde suas estimativas sugerem que a IA generativa tem o potencial de causar uma grande automação de empregos em escala global e a boa notícia é que historicamente, a economia tem se adaptado e criado novas oportunidades de emprego para compensar essas perdas.
Como podemos perceber, as pesquisas apontam uma variedade de previsões, o que significa que o futuro do trabalho é incerto e há espaço para moldá-lo de maneira favorável.
Impacto na Força de Trabalho
Um dos impactos que podemos notar é que a IA está transformando a natureza das ocupações, tornando o trabalho mais centrado em tarefas cognitivas e menos em tarefas manuais. Muitas tarefas repetitivas serão automatizadas e essas ferramentas serão usadas para aumentar a nossa inteligência e capacidade, além de melhorar a produtividade.
Além disso, o perfil de muitas profissões irá mudar à medida que as ferramentas de IA forem se integrando às suas atividades e esses profissionais precisarão adquirir novas habilidades para trabalhar com esses sistemas de forma eficaz.
Habilidades do Futuro
Conforme indicado no relatório Future of Jobs Report 2023 da World Economic Forum, uma análise das expectativas empresariais revela que a habilidades cognitivas, socioemocionais e tecnológicas estão entre as skills mais importantes em crescimento.
Adaptabilidade e aprendizado contínuo serão essenciais para lidarmos com as mudanças geradas pela tecnologia e outras duas habilidades interessantes que podemos destacar são o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos.
Por mais que a IA possa ajudar a automatizar determinadas tarefas rotineiras e aumentar a produtividade, essas são habilidades humanas que permanecerão insubstituíveis.