Inteligência Artificial e as finanças pessoais  

Gerenciamento inteligente do dinheiro

É inegável o impacto que a inteligência artificial tem realizado em diversas áreas e não seria diferente com o mundo das finanças. Mas não é de hoje que tem sido feitas análises sobre os avanços trazidos pelas novas tecnologias ao setor financeiro. 

Em 2018, o Fórum Econômico Mundial desenvolveu o estudo “The New Physics of Financial Services – Understanding how artificial intelligence is transforming the financial ecosystem” com uma extensa análise sobre os avanços com algoritmos inteligentes capazes de tomar decisões, que reduzem custos e oferecem novas possibilidades a consumidores e investidores, e também os riscos que essas ferramentas podem trazer e o que pode ser feito para mitigá-los. 

O estudo mais interessante, é como as experiências do cliente no futuro serão centradas na IA, que automatizará e melhorará suas possibilidades financeiras com a predição e indicação das melhores e acertadas ações de investimentos e gerenciamento do dinheiro.

Atualmente o ChatGPT tem dominado o cenário, quando se trata de IA ajudando as pessoas a entender diversas situações. No setor financeiro, o ChatGPT foi capaz de produzir dicas e até uma espécie de tutorial para quem está procurando entender sobre educação financeira, como organizar o pagamento de dívidas, como fazer o primeiro investimento e etc.

Nesse sentido, o E-Investidor que é um canal com notícias sobre economia, mercado financeiro e investimentos, com a ajuda do educador financeiro e especialista em investimentos da Ágora Investimentos Eduardo Reis Filho, realizou um teste no ChatGPT que produziu respostas “impressionantes”, nas palavras do educador da Ágora:

“Não dá para perceber que não é uma escrita humana, que é feita por uma inteligência artificial. De forma geral, os textos ficam excelentes. Bem impressionante”, disse Reis Filho.

Realidade brasileira

O endividamento dos brasileiros alcançou o maior nível histórico já registrado: 77,9% da população, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O último levantamento do Serasa mostrou que 69,43 milhões de pessoas entraram 2023 com nome restrito. 

Dito isso, a IA é uma ferramenta inestimável para escalar produtos de crédito com responsabilidade, educar as pessoas sobre como lidar com essas questões e criar soluções financeiras. AI pode, por exemplo no dia anterior ao seu pagamento, oferecer opções de investimento de parte do seu salário que trará um retorno rápido, ou uma linha de crédito pessoal de curto prazo antes de você fazer saques da conta corrente, ajudando na quitação das dívidas ou sugerindo como realizar os pagamentos das dívidas com as menores taxas.

De plataformas de investimento online à chatbots, já existem hoje ferramentas que podem auxiliar na tomada de decisões de investimento, reduzir riscos, detectar fraudes, melhorar a experiência do cliente e ajudar na gestão financeira pessoal. É importante ressaltar que a IA não substitui o papel dos seres humanos na área financeira, mas sim oferece ferramentas poderosas para auxiliá-los em suas atividades.

É claro que, ao se tratar de dinheiro pessoal, as tecnologias devem ser utilizadas com cuidado e responsabilidade. Elas tendem a aprimorar nossas vidas e o uso da Inteligência Artificial na gestão financeira é, sim, um grande aliado para quem deseja lidar de forma eficiente e segura com seu dinheiro e investimentos.

A Hop AI pode ajudar

Como CFO da Hop AI, tenho o privilégio de ver em primeira mão como a inteligência artificial pode transformar a gestão financeira, tanto pessoal quanto corporativa. Independentemente do cenário ou desafio, a Hop AI está preparada para auxiliar na definição da estratégia mais eficaz de adoção de IA, desenvolvendo soluções inteligentes que facilitam a previsão e o controle financeiro. Se você está considerando um projeto nessa direção, convido você a se juntar a nós. Vamos trabalhar juntos para transformar sua ideia em realidade em poucos meses, transformando a forma que trabalhamos com a gestão financeira!

Fale com a Hop AI

Deixe seu contato e conte com nossa expertise para tornar IA uma realidade no seu negócio.

    Postagens recentes