IA no setor de energia renovável: inovação e sustentabilidade

IA no setor de energia renovável: inovação e sustentabilidade

Por definição, energia renovável é aquela gerada a partir de fontes que se renovam naturalmente, como a luz solar, o vento, a água em movimento (hidrelétrica), o calor da terra (geotérmica) e a biomassa (matéria orgânica que pode ser queimada para produzir energia). Essas fontes são consideradas inesgotáveis porque não se esgotam com o uso, ao contrário dos combustíveis fósseis, que têm uma reserva limitada e se esgotam com o tempo. Ao passo do avanço tecnológico, a inteligência artificial vem sendo aplicada na geração de energias renováveis, bem como na manutenção preditiva dos aparelhos que fazem parte dela. Ela está desempenhando um papel cada vez mais importante no setor de energia renovável, promovendo a inovação e a sustentabilidade em várias áreas. Algumas das maneiras pelas quais a IA está sendo usada incluem:

1. Previsão de produção de energia renovável: a IA pode ser usada para prever a quantidade de energia que será gerada por uma determinada fonte de energia renovável, como a energia solar ou eólica. Isso permite que as empresas de energia programem melhor a produção e evitem desperdícios. Esse é um fator garantidor da segurança energética em escala nacional, e é muito utilizada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), órgão que atua na frente de monitoramento e qualidade de geração de energia elétrica em escala nacional.

2. Otimização de grade de energia: a IA pode ajudar a otimizar a grade de energia, equilibrando a oferta e a demanda em tempo real e garantindo que a energia renovável seja usada da maneira mais eficiente possível.Com o avanço dos atos regulatórios relativos ao mercado livre de energia, é necessário que a oferta e a demanda sejam equilibradas em tempo real, facilitando assim a compra e venda de créditos de energia, e a aquisição dos certificados de fonte limpa pelas empresas participantes. 

3. Monitoramento de turbinas eólicas: a IA pode ser usada para monitorar o desempenho das turbinas eólicas e detectar quaisquer problemas antes que eles causem falhas. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de inatividade e aumentar a eficiência. Dentre as fontes limpas de energia, o sistema de geração eólica é um dos que tem mais valor agregado financeiramente. Ele precisa funcionar sob condições ideais de vento, solo, e climáticas. 

4. Redução de custos: a IA pode ajudar a reduzir os custos de energia renovável, encontrando maneiras de aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais. Isso pode tornar a energia renovável mais acessível e sustentável a longo prazo. Existem diversos estudos sendo conduzidos sobre a maximização da eficiência da energia solar fotovoltaica, que se baseia em:

  • Utilização de Tracker solar: identifica a posição do sol, e posiciona os painéis solares para possibilitar a máxima eficiência. 
  • Sistemas que monitoram as condições de temperatura dos painéis solares: Os painéis fotovoltaicos funcionam melhor quando em temperatura de 25º C , e a cada grau acima, ele perde 0,5% da sua eficiência. Quando monitorada a temperatura, consegue-se reduzir a perda de eficiência dos sistemas. 

No geral, a IA pode desempenhar um papel fundamental na promoção da inovação e sustentabilidade no setor de energia renovável, ajudando a maximizar a eficiência, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental da geração de energia.

Fale com a Hop AI

Deixe seu contato e conte com nossa expertise para tornar IA uma realidade no seu negócio.

    Postagens recentes