O Google Bard foi lançado as pressas. Sabe porque? A inteligência artificial (IA) é inegavelmente poderosa para revolucionar qualquer setor, incluindo a Google, que já é AI-driven há 6 anos. No entanto, o sucesso do ChatGPT da OpenAI ofuscou anos de investimento em IA da Google e outras big techs.
Para não ficar para trás, a Google tomou diversas medidas, incluindo reuniões emergenciais com os fundadores Larry Page e Sargey Brien para buscar soluções contra o ChatGPT. Esta semana, o CEO Sundar Pichai publicou o artigo “Um passo importante para a nossa jornada de IA”, onde reforçou os investimentos da empresa nos últimos anos e destacou a importância da IA no mercado.
Ele também apresentou brevemente o Google Bard, uma solução concorrente do ChatGPT, construída com base no modelo LamDa, além de outras tecnologias de IA lançadas recentemente pela Google, como BERT, PaLM e MusicML. Por fim, Pichai deixou claro que a empresa está buscando implantar essas novas tecnologias em seus produtos, começando pela pesquisa.
O segredo é nunca perder o tempo do mercado (time-to-market)
E parece que a Google esqueceu disso. Embora ela tenha direcionado grande parte dos investimentos para Inteligência Artificial nos últimos anos, ela acabou anunciando o lançamento da solução concorrente do ChatGPT, Google Bard, meses depois do lançamento para uso em escala mundial feito pela OpenAI.
Isso gerou uma pressão muito grande para Google e até mesmo prejuízos. As ações da Alphabet, controladora da Google, despencaram 8%, perdendo mais de US$ 100 bilhões, após uma resposta imprecisa do Bard em uma demonstração publicada dois dias após o anúncio do lançamento do produto.
O problema de sair atrás na largada é que o esforço para alcançar ou ultrapassar o concorrente é maior. Enquanto o Bard está sendo disponibilizado para apenas usuários testadores confiáveis, a inteligência artificial ChatGPT está sendo utilizado em escala por todo o mundo, de mecânico de uma oficina de bairro até uma executiva e alto escalão de uma companhia aérea.
Para dificultar ainda mais o trabalho da Google, a Microsoft anunciou um investimento de 10 bilhões de dólares e, em seguida, anunciou a atualização do seu navegador de internet e buscador que passaram a contar com o poder do ChatGPT embarcado (Microsoft Edge e Bing). Será que o Bing vai crescer no mercado de pesquisador na internet? Tudo é possível.
Uma análise rápida
Por um lado, a inteligência artificial ChatGPT é altamente precisa e eficiente na resposta a perguntas, treinada com uma quantidade imensa de dados. Por outro lado, o Google Bard promete respostas mais criativas e inovadoras com base na experiência de mais de duas décadas da Google em organizar informações. Será feita uma análise comparativa das duas soluções quando o Bard estiver amplamente disponível.
Como isso afeta a sua empresa?
O mercado está passando por uma mudança significativa com a introdução de soluções baseadas em IA Generativa e Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), como GPT e o Google Bard. Agora, a Inteligência Artificial é uma realidade presente e não apenas algo do futuro. Além disso, várias outras empresas estão desenvolvendo e lançando soluções de IA, e a Hop AI está implantando com sucesso casos de IA todo ano.
Provavelmente seu concorrente nesse exato momento já iniciou ou está preste a investir em tecnologias com inteligência artificial, todo o mercado está se movimentando. Você vai ficar para trás?
Se até mesmo a gigante Google, que investe em IA há anos, está em risco, imagine aqueles que ainda não começaram a investir.
Não perca tempo! A Hop AI está ajudando as empresas a compreender que a IA é uma realidade concreta, não uma tecnologia futurista. Nós estamos auxiliando essas empresas a utilizar a IA em operações críticas, reduzindo custos e gerando novas receitas, saindo da ideia de que a IA é apenas pesquisa de laboratório. Acompanhe de perto a HOP e mantenha-se atualizado sobre as tecnologias disponíveis.
Conte com a HOP para ter a sua IA em produção em poucos meses!
HOP AI – AI Now, AI Together!