IA e o futuro do comércio eletrônico: experiências personalizadas

Em um mercado competitivo como o comércio eletrônico, a Inteligência Artificial (IA) já está transformando o mercado e ajudando a criar experiências personalizadas de compras para os consumidores.

Com a ajuda das IAs, é possível coletar e analisar uma grande quantidade de dados sobre o comportamento dos consumidores, como suas preferências de compra, histórico de navegação e interações com o site ou aplicativo. Essas informações permitem que a Inteligência Artificial crie perfis detalhados de cada cliente e ofereçam produtos e serviços mais adequados às suas necessidades e desejos.

Listamos, a seguir, 5 exemplos de inteligência artificial no comércio eletrônico. Confira!

1 – Vitrines de recomendação autônomas

A utilização da IA no e-commerce permite a criação de vitrines de itens de forma individualizada e automatizada conforme o perfil do consumidor. Essa análise ocorre em tempo real, através do histórico de compras do usuário, dados demográficos e comportamento de navegação.

Deste modo, a inteligência artificial consegue identificar qual a melhor posição para cada item da vitrine, quais os produtos com maiores chances de compra para cada usuário, bem como, ajustar os preços dos produtos com base em dados em tempo real, como demanda, e precificação da concorrência.

2 – Atendimento por chatbot

Outra forma de proporcionar experiências personalizadas no comércio eletrônico é o atendimento por chatbot, que são programas de computador que simulam uma conversa humana e podem ajudar os consumidores a tirar dúvidas, solucionar problemas e fazer compras.

Em situações específicas, em que não seja possível a solução da demanda apenas com a utilização do chatbot, a IA permite que seja acelerado o processo de atendimento através da identificação de todas as informações importantes e direcionando o cliente para o setor responsável.E com AI generativas com o chatGPT em alta os bots estão evoluindo de super rápida e permitindo prestar atendimento mais específicos e humanizados. A adoção deste tipo de  ferramenta, cria uma experiência mais agradável e satisfatória para o usuário, ao mesmo tempo que otimiza o tempo dos colaboradores.

3 – Busca inteligente

A IA também pode ser usada para facilitar a busca de produtos em lojas online, através de algoritmos avançados que tornam a busca mais precisa e relevante para o usuário.

Uma boa busca inteligente para comércio eletrônico deve contar com:

Velocidade

A velocidade tornou-se um conceito essencial nos dias de hoje, especialmente quando se trata de compras on-line. Nesse sentido, uma busca eficiente e ágil é fundamental. Atualmente, é possível apresentar os resultados da pesquisa em questão de milissegundos, enquanto o usuário ainda está digitando na caixa de busca na própria página. Com isso, ele não precisa selecionar uma opção de preenchimento automático, apertar o botão “enter” e aguardar o carregamento de uma nova página para ver os resultados. Esse processo é extremamente valioso, e gera uma experiência de usabilidade para o usuário.

Similaridade fonética

A habilidade de identificar a semelhança de sons entre palavras é crucial para uma busca inteligente eficaz, conhecida como similaridade fonética. Essa capacidade permite que a inteligência artificial reconheça a semelhança entre palavras com grafias diferentes, como “calça” e “calsa”, e exiba resultados relevantes para a pesquisa do usuário.

A similaridade fonética é uma característica essencial, permitindo que a IA exiba os resultados de busca de forma correta, mesmo que ocorram erros de digitação ou ortografia. Essa funcionalidade é vital para aprimorar a experiência do usuário e garantir que as pesquisas sejam concluídas com sucesso.

Busca por cor automatizada

A busca por cor é uma prática comum no e-commerce, principalmente no mercado da moda. Ela facilita a pesquisa do consumidor mais decidido, que já sabe o que procura e até mesmo a cor do item.

Essa funcionalidade já existe em sistemas de busca sem inteligência artificial. A diferença é que na busca inteligente esse recurso pode ser feito de forma automatizada, através do reconhecimento de imagem por IA. O que diminui possíveis erros e demanda de trabalho por parte dos colaboradores.

Busca comportamental

Com a evolução do big data e da inteligência artificial, é cada vez mais frequente utilizar dados para realizar análises comportamentais de navegação. Com base nessas informações, é possível oferecer uma experiência personalizada e, portanto, mais satisfatória aos usuários da internet.

A busca inteligente de um e-commerce também pode fazer isso por meio da busca comportamental. Para isso, a inteligência artificial acompanha todos os passos do cliente desde o momento em que ele acessa a loja até o momento em que decide sair do site. Tudo é levado em consideração, incluindo cliques em categorias, produtos ou vitrines virtuais e pesquisas realizadas.

Dessa maneira, a busca é capaz de exibir os resultados mais relevantes de acordo com o perfil de cada consumidor. E essas informações são registradas mesmo que ele deixe o site e volte mais tarde ou em outro dia.

Busca por voz

A busca por voz é uma funcionalidade essencial em um sistema de busca inteligente para e-commerce. Ela é realizada por meio do reconhecimento de fala, com essa tecnologia, é possível transcrever automaticamente a fala do usuário em tempo real para o campo de busca, permitindo que a pesquisa seja realizada de forma rápida e fácil. Normalmente, o usuário pode ativar a busca por voz clicando no ícone do microfone e ditando o que procura.

Busca por imagem

A busca por imagem é uma funcionalidade bastante útil e precisa para encontrar produtos desejados em um sistema de busca inteligente para e-commerce. Em vez de digitar uma descrição textual, o cliente pode simplesmente enviar uma imagem do produto ou tirar uma foto na hora.

Com base na tecnologia de reconhecimento de imagem, a inteligência artificial é capaz de identificar e comparar as características visuais da imagem com as imagens do catálogo de produtos, apresentando resultados correspondentes ou semelhantes. Além disso, se o cliente desejar buscar por mais de um item, ele pode simplesmente selecionar os objetos de interesse na imagem e a busca será realizada de forma mais precisa.

4 – Recuperação de carrinho por e-mail marketing

Outra aplicação de inteligência artificial no comércio eletrônico é a recuperação de carrinhos abandonados através de e-mail marketing. Assim como ocorre nas tecnologias mencionadas anteriormente, as principais vantagens desse tipo de aplicação são a automação e a personalização.

Assim que a inteligência identifica o carrinho abandonado, ela coleta todos os dados do cliente, perfil de consumo e passos durante a navegação.

A IA pode otimizar a frequência de exibição das campanhas de remarketing conforme o comportamento dos usuários, garantindo que as mensagens não sejam exibidas de forma excessiva ou inadequada. Personalizar as mensagens de remarketing segundo as preferências e comportamentos dos usuários, aumentando as chances de conversão

5 – Precificação de produtos

Quando se trata da precificação de produtos do comércio eletrônico, uma inteligência artificial pode ajudar a analisar os preços de produtos similares de concorrentes e fornecer percepções para ajudar a determinar o preço ideal. Além disso, ela pode analisar dados históricos de vendas e prever a demanda futura para um produto, ajudando a determinar o preço ideal. Uma IA também pode monitorar em tempo real as condições de mercado e ajustar os preços de forma dinâmica para maximizar as receitas e ajudar a controlar o estoque de forma eficiente.

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