Não, o ChatGPT provavelmente não será a primeira inteligência artificial que você irá adotar e escalar na sua empresa…
Investir em IA está na pauta de praticamente todas as empresas, o que é fácil de entender pelo movimento que existe hoje. O hype do ChatGPT e outras tecnologias que tornam a IA mais acessível estão motivando sua adoção nas organizações. Entretanto, não são essas tecnologias que estão sendo adotadas e gerando resultados imediatos para os nossos clientes.
Essas tecnologias da hype acabam sendo uma fonte de motivação e interesse por parte dos decisores, mas os investimentos acontecem quando é demonstrado soluções que visam gerar resultados financeiros.
Não nos interpretem mal, sabemos que essas tecnologias da hype, como o ChatGPT, têm seu valor. Entretanto, colocar IA em prática no seu processo produtivo trará resultados ainda mais expressivos a curto e médio prazo. Esperamos ver um aumento significativo de investimentos em IA este ano e estamos empolgados com a velocidade da evolução das novas tecnologias que estão surgindo. Estamos apaixonados pelos resultados das soluções de IA construídas pelo nosso time.
As incertezas do modelo de preços é uma barreira
É importante mencionar que a nossa empresa, a Hop AI, já começou a implantar e trabalhar com os modelos GPT-3 e InstructGPT em dois projetos recentes. Embora essas tecnologias sejam extremamente promissoras, ainda há muitas incertezas em relação ao seu uso a longo prazo, principalmente em termos de negócios.
Uma das principais preocupações é o comportamento da precificação e das cobranças ao longo do tempo. A OpenAI, responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, já aumentou os preços do acesso ao modelo em pelo menos uma ocasião, o que pode tornar o uso contínuo da tecnologia inviável para algumas empresas.
Além disso, com o investimento de US$10 bilhões da Microsoft na OpenAI, há dúvidas se outros serviços e soluções de IA oferecidos pela empresa serão substituídos pelos da Microsoft.
As incertezas não estão gerando impeditivos para avançar
Apesar dessas incertezas, acreditamos que a adoção de tecnologias de IA como o ChatGPT, GPT-3 e o InstructGPT pode trazer muitos benefícios para as empresas. Esses modelos são capazes de gerar textos humanos com uma qualidade impressionante, o que pode ser muito útil. Por exemplo, pode ser utilizado em áreas como atendimento ao cliente, marketing digital e geração de conteúdo. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente os custos e benefícios da adoção dessas tecnologias e estar preparado para lidar com eventuais mudanças nos preços e na disponibilidade dos modelos. E não se esqueçam que as novas ofertas que estão surgido vão ajudar a regular o mercado e os preços, como o Google Bard.
Além disso, é importante ressaltar que a adoção de IA, como ChatGPT, não é uma solução universal para todos os problemas de negócios. Por isso, é importante avaliar cuidadosamente o problema a ser resolvido, disponibilidade de dados para treinar o modelo de IA e capacidade da organização de gerenciar a solução de IA é essencial. A equipe de negócios e especialistas em IA devem trabalhar juntos para entender a aplicação efetiva da tecnologia.
Contem com o time da Hop Digital para fazer seus investimentos gerar resultados rápidos com soluções de IA confiáveis e eficientes, construídas especialmente para você e sua organização!
Hop AI – AI Now, AI Together